PORTO DE GALINHAS :: PONTA A PONTA

Um dos passeios que você tem que fazer em Porto de Galinhas é o ponta a ponta. Vários bugueiros te oferecem o serviço e é importante você saber se eles são associados para garantir sua segurança. Mas diferente de outras cidades nordestinas, o bugue não percorre dunas ou as areias das praias. O caminho é pelo asfalto mesmo, gente. Como estava com meus pais, preferimos fazer o passeio de carro e também o dia estava nublado. Mas, o ideal é fazer logo pela manhã para aproveitar a maré baixa. Por falar em maré baixa...

Você sabe como consultar a tábua das marés para conhecer o melhor dia/horário que poderá aproveitar mais as piscinas naturais? Não é difícil! Vai nesse link da Marinha e seleciona o Porto do Estado que você vai viajar. Depois seleciona o mês e ano. Como resultado, aparece uma tabela com os índices de maré alta e baixa por dia no mês selecionado. Geralmente tem uma bem baixa pela manhã, que é o melhor horário para aproveitar. Aí é só ver o menor índice naquela semana (dia e horário) para você planejar seu passeio às piscinas naturais. Índices de maré abaixo de 0.5 são os melhores. E as mais baixas são nas luas nova e cheia!

Voltando ao percurso chamado ponta a ponta, em três horas percorre-se de Muro Alto a Pontal do Maracaípe, com paradas para banho na praia do Cupe e de Muro Alto, passando também por uma estradinha de terra. A praia de Muro Alto é onde ficam os grandes resorts de Porto de Galinhas, é bem calma e bonita. Já Maracaípe é a praia dos surfistas, com ondas fortes, quiosques mais rústicos, e no final do percurso, você pode fazer um passeio de jangada pelo rio Maracaípe passando pelos manguezais para ver cavalos-marinhos (eu não fiz, então não sei dizer se vale a pena ou é programa turistão!)
Esse dia amanheceu chovendo em Porto de Galinhas. E logo depois do almoço parou e ficou nublado o resto do dia. Mas, como queríamos conhecer essas praias do litoral norte e sul, não deixamos de ir, mesmo sabendo que a maré estava alta e não íamos cair na água. Sempre vale a pena! 


Look: top Zara, bandana do camelô, short Farm, sandálias Salinas para Ipanema

Veja também: 




                  

2015 - Cynthia Storck - Todos os direitos reservados. Layout por Mari Bombonato