JOÃO PESSOA, PARAÍBA

Jampa!
No carnaval, fujo das aglomerações de blocos e gente suada (fresca!) e procuro um lugar calmo, pra curtir praia, relaxar, sem muvucada... Desde que viajei pra Punta Del Leste (2013) e Natal (2014) passei a fazer isso nessa época. Dessa vez, a escolhida foi João Pessoa, no Estado da Paraíba. Nordeste, gente! Mar verdinho, águas mornas, povo receptivo, boa culinária, artesanato local e passeios pela região. Como não amar?

No primeiro dia (sábado), eu e minha amiga Monika, andamos pelo centrinho de Tambaú que tem uma orla super animada, com barzinhos, quiosques, sorveterias, tapiocarias. É aqui a feirinha de artesanato e o Mercado de Artesanato Paraibano (de dois andares, em frente ao McDonald's), para as lembrancinhas de viagem.


Pra comer 
Peixe frito com macaxeira e pirão nos quiosques pé de areia da praia de Tambaú, escolha qualquer um. Camarão frito com cervejinha gelada (não lembro o nome do lugar, mas é em frente ao local dos passeios para Picãozinho que é sinalizado com placa). Fiquei tentada no rodízio de camarão do Canoa dos Camarões, na Av. Beira-Mar, mas não fui.

Na praça principal, tem um centro de comidinhas e várias tapiocarias frequentado pelos locais (uma grande praça de alimentação, na verdade!). Experimentei a da Rainha da Tapioca, mas não curti muito não. A tapioca que comi no Cabedelo dá de mil a zero.

À noite, experimentei a pizza do Nonna Anaia, deliciosa e forno a lenha (na Avenida Beira-Mar em Tambaú). Em Cabo Branco, fui no restaurante Pontal de Cabo Branco, com música ao vivo. Pedimos a tábua de camarões e caipiroska de siriguela + Absolut.

Em Manaíra, um pouco distante de Tambaú (a próxima orla), tem que ir no Mangai, um restaurante a quilo, bem decorado (e disputadíssimo) com todas as comidas nordestinas que você pode imaginar. Peça o suco de siriguela!


Há várias sorveterias em Tambaú, experimentei os sabores locais: tapioca, mangaba, cupuaçu, cajá...E claro, água de coco, baratinha. Porque a Paraíba é lotada de coqueiros por toda orla e praias.
Pra sair à noite?
A orla de Tambaú fica bem animada e é uma opção para um passeio. Tem um Devassa há duas ruas paralelas à orla com "forró do turista" às segundas. Estava lotado e o couvert artístico era 25 realidades! Na frente da feirinha tem o Empório Café, uma espécie de bar lounge com DJ.

Me falaram que o litoral sul bomba, mas não sei onde exatamente. Em Bessa (orla depois de Manaíra), há locais que tocam forró (me indicaram o Chopp Time, mas não fui). Se for, volte pra contar porque fiquei curiosa. 
Procure pelas esculturas do artesão Ricardo no Mercado de Artesanato Paraibano

Look: bata e short Farm; óculos Ray-Ban; rasteira Arezzo; bolsa Osklen


                  

2015 - Cynthia Storck - Todos os direitos reservados. Layout por Mari Bombonato