Da lista de indicados, vou falar aqui sobre A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl) que revive a década de 20 adaptando uma história real, e Carol, que se passa nos anos 50.
A Garota Dinamarquesa
Inspirado na vida de duas pintoras dinamarquesas, Gerda Wegener e Lili Elbe/Einar Wegener, o filme se passa de 1926 a 1931 em Copenhague e Paris, e conta a história da primeira transexual a realizar a cirurgia de mudança de sexo. Lili, interpretado pelo ótimo Eddie Redmayne (torcendo por ele para melhor ator) se vê confusa e luta para assumir sua verdadeira identidade feminina.Nessa transição de identidade a roupa teve papel fundamental, como homem, Einar usava ternos de cortes impecáveis, casacos pesados, gravatas, já como Lili, muitos vestidos recatados, em comprimento midi, tecidos fluidos e corte reto, além de complementos como lenços, chapéus e bolsas, bem feminino.
Emocionante história de amor entre duas mulheres, Carol (Cate Blanchett, maravilhosa!) e Therese (Rooney Mara), ambientado dos anos 50, inverno de Nova York, em uma época onde o homossexualismo não era bem aceito. O figurino é impecável e muito sofisticado, com todo aquele glamour da época: muitos casacos de pele e alfaiataria. Destaque para a padronagem xadrez vista em várias cenas e os acessórios como lenços, luvas de couro, broches e óculos "gatinho".
Brooklyn
O filme Brooklyn não está concorrendo a melhor figurino, uma pena, porque o figurino dos anos 50 é uma graça com vestidinhos de cintura marcada, saias midi e rodadas, acessórios como luvas e chapéu que dá uma vontade de sair por ai assim bem vintage. Mas, a atriz Saoirse Ronan (que era uma menina em "Desejo e Reparação") concorre a melhor atriz. No filme, ela vive Eilis, uma jovem irlandesa que decide ir morar sozinha em Nova York com a vontade de conseguir um bom trabalho e construir sua vida do outro lado do Atlântico. Longe da mãe e da irmã que ficaram na Irlanda, ela consegue um emprego em uma loja de departamento e logo se vê apaixonada por um gentil italiano. Um filme fofo que merece ser visto!
Postar um comentário