FILMES :: FIGURINO OSCAR 2016

Oscar 2016 se aproximando e, como sou uma aficionada por filmes, fico querendo ver todos os indicados antes da grande premiação, que acontece em 28 de fevereiro. Na categoria de melhor figurino, são cinco indicados neste ano: A Garota Dinamarquesa, Carol, Mad Max, Cinderela e O Regresso.

Da lista de indicados, vou falar aqui sobre A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl) que revive a década de 20 adaptando uma história real, e Carol, que se passa nos anos 50.

A Garota Dinamarquesa
Inspirado na vida de duas pintoras dinamarquesas, Gerda Wegener e Lili Elbe/Einar Wegener, o filme se passa de 1926 a 1931 em Copenhague e Paris, e conta a história da primeira transexual a realizar a cirurgia de mudança de sexo. Lili, interpretado pelo ótimo Eddie Redmayne (torcendo por ele para melhor ator) se vê confusa e luta para assumir sua verdadeira identidade feminina.

Nessa transição de identidade a roupa teve papel fundamental, como homem, Einar usava ternos de cortes impecáveis, casacos pesados, gravatas, já como Lili, muitos vestidos recatados, em comprimento midi, tecidos fluidos e corte reto, além de complementos como lenços, chapéus e bolsas, bem feminino.


Carol
Emocionante história de amor entre duas mulheres, Carol (Cate Blanchett, maravilhosa!) e Therese (Rooney Mara), ambientado  dos anos 50, inverno de Nova York, em uma época onde o homossexualismo não era bem aceito. O figurino é impecável e muito sofisticado, com todo aquele glamour da época: muitos casacos de pele e alfaiataria. Destaque para a padronagem xadrez vista em várias cenas e os acessórios como lenços, luvas de couro, broches e óculos "gatinho".

Brooklyn

O filme Brooklyn não está concorrendo a melhor figurino, uma pena, porque o figurino dos anos 50 é uma graça com vestidinhos de cintura marcada, saias midi e rodadas, acessórios como luvas e chapéu que dá uma vontade de sair por ai assim bem vintage. Mas, a atriz Saoirse Ronan (que era uma menina em "Desejo e Reparação") concorre a melhor atriz. No filme, ela vive Eilis, uma jovem irlandesa que decide ir morar sozinha em Nova York com a vontade de conseguir um bom trabalho e construir sua vida do outro lado do Atlântico. Longe da mãe e da irmã que ficaram na Irlanda, ela consegue um emprego em uma loja de departamento e logo se vê apaixonada por um gentil italiano. Um filme fofo que merece ser visto!




                  

2015 - Cynthia Storck - Todos os direitos reservados. Layout por Mari Bombonato