VIAJAR: ANTES, DURANTE E DEPOIS

Todo mundo já sabe que vou viajar nas minhas férias, porque já falei aqui no blog pra vocês e no twitter também (@cystorck). E eu acho que planejar a viagem também é um prazer. A viagem já começa quando você começa a planejar. Eu fico mais de 2 meses pesquisando o lugar, buscando dicas na internet, em revistas, guias. É um planejamento sério, até porque eu preciso evitar problemas ao máximo (estou sozinha, lembram?). Um bom guia é fundamental nessas horas e blogs de pessoas que já foram ou que moram nas cidades que você vai visitar podem dar dicas bem interessantes de como chegar ou sair do aeroporto, descobrir aquele restaurante barato, uma ruazinha escondida, dicas de comprinhas legais, lojinhas. Enfim... Essa busca pré-viagem é muito importante, viu! Então, não tenha preguiça.

Uma dica que eu dou sobre guias é esse aí da Publifolha. Quadradinho, levinho, prático. Mostra cada região em uma página que se abre mostrando o mapa daquela região com detalhes de atrações principais e nome das ruas. Eu, particularmente, não gosto e não tenho aqueles mega guias da Folha pesadões, cheios de informação que a gente nem usa no final das contas. São poucos dias em cada cidade, então, optar pelo básico é sempre a melhor opção para ver o máximo da cidade.

Depois de escolhido o hotel, fica bem mais fácil fazer o roteiro, em word mesmo. Faço o roteiro por dia (o da próxima viagem está com 19 páginas!), vou anotando os principais locais e o que eu posso aproveitar e ver naquela região pertinho da atração principal. Pode ser uma rua, uma loja que quero conhecer, um restaurante. Sempre anoto também como chegar nessa atração, se de metrô ou a pé. Se for de metrô, estudo o mapa e já escrevo qual estação devo pegar até a que devo descer e se tem conexão. É claro que lá na hora sempre acaba mudando esses planos, mas eu prefiro não perder tempo pensando qual metrô devo pegar e tal...

Tenha sempre um caderninho a mão para ir anotando informações que você vai pegando no dia a dia, com alguém ou em um livro, revista. E abuse da internet, não sabe, joga no Google bem!

Já durante a viagem, na cidade, eu sempre levo comigo caderninhos, lápis, canetas. Sempre paro em um local pra fazer anotações e vou assim durante o dia, quando dá. Um cafezinho e vai anotando onde você está, o que fez, o que comprou e quanto gastou naquele dia. No final da viagem, você tem todo o registro. Eu curto ter esses registros para me organizar melhor. Também guardo embalagens, papéis de restaurante, os postais que comprei, os tiquetes, os guias dos museus, etc, etc. Vou guardando tudinho.
Agora, quando chego aqui no Brasil, sempre passo a limpo aquele caderninho que fui anotando tudo de qualquer jeito (aí de cima). Compro um caderno bacaninha (esses aí de baixo são da Papel Kraft) e vou anotando dia por dia. Meu roteiro daquele dia. Minhas anotações, como um diário mesmo. Afinal, que menina que nunca fez um diário, hein? E vou colocando entre as páginas as lembranças que eu trouxe, aqueles que citei aí em cima: embalagens, guias, tiquetes, guardanapos, postais, etc...  Às vezes, até imprimo umas fotinhas pequenas que tirei e vou colando.
Fiz uma montagem aqui do interior dos caderninhos: o do macaquinho é de 2005. O azul é de 2007. E o verde é a do ano passado. Olha aqui embaixo algumas páginas! E são só algumas, porque o caderno no final, fica imenso de gordo, recheado de lembranças...



E vocês? O que fazem antes, durante e depois das viagens com suas lembranças?

Um pouco de tudo disse...

menina,
vc é mto organizada...rs
legal que um dia vc pode fazer seu próprio guia, com dicas de lugares, lojas, bares e restaurantes que vc gostou!!!!!
Fica a dica.
beijos

Juliana Spitz Studart disse...

Adorei suas idéias, você realmente faz um diário de viagens!!!

T disse...

Nossa, uma graça! Como vc é organizada! Eu guardo os papéis de ticket e com as fotos faço scrapbook, mas não tenho um diário como vc.
Pq vc gosta de viajar sozinha? Eu já viajei desse jeito mas acho complicado ficar sem ajuda para tirar fotos ou compartilhar as impressões. Bjs, Tati

Cy disse...

queridas, obg!

viajar sozinha não é tão complicado assim. na verdade, nunca viajei para o exterior com outra pessoa, então, a minha experiência é sozinha e eu gosto! mas, com certeza, deve ser ótimo estar com outras pessoas e dividir as descobertas também.
bjsss
cy

Cristina disse...

Oi,Cy.Acredito que esteja chovendo no molhado mas nao custa dizer...Os espanhois nao sao bons no ingles,eles nao falam e nao entendem bem...rs
Nao sei se voce fala espanhol,no caso de nao falar é bom pegar as frases basicas so pra nao depender do ingles porque né...rs..Aqui a coisa é braba quando se trata de falarem outras linguas.
Espero ter ajudado.
Bjs e boa viagem

Anônimo disse...

Que coisa lindaaaa!
Ai, Cy, tô indo pra Paris dia 16 e ando meio perdida!
Não tô entendendo aquele metrô, tô achando que não vai dar tempo de fazer tudo, aff!

Vou te contratar pra fazer meu roteiro, pode ser? rs

Um beijo!

Cy disse...

Cristina, obrigada pela dica!

Annina, tem roteiro de Paris aqui no blog. vai na tag Paris.

bjsss
Cy

Unknown disse...

Adorei sua ideia de fazer cadernos com anotações das viagens. Eu também tenho muitas anotações, mas ultimanente tenho tentado fazer algo parecido com meu diario (costume que tenho desde menina). Só falta tempo pra isso...
Seria bacana ver o caderno que você vai fazer com essa viagem de 2011 (que estou acompanhando). Abraços e aproveite as férias!!
Joyce

Joyce Silva Yamaoka disse...

Olá,

Já comentei aqui nesse mesmo post , mas queria te pedir uma dúvida quanto as suas viagens por co ta prórpia. Estou planejando uma viagem para julho de 2013 que será uma viagem especial de Lua de Mel!! Mas, eu e o noivo não somos muito tradicionais, não teremos festa, apenas casamento no cartório e no mesmo dia planejamos viajar. Você acha que devemos fechar um pacote? Ou ir por cota própria. A ideia é ficat no máximo dez dias ou até mesmos e o roteiro que prevemos é Chile, mas tenho uma queda de Paris (que já conheço, mas gostaria de mostrar essa cidade incrível para o noivo que não conhece e seria sua primeira viagem internacional).Bem, gostaria de suas dicas se possível. Meu e-mail é joycessilva22@gmail.com. Obrigada,

Joyce

Cy disse...

Olá Joyce,
eu sempre viajei sozinha e não por pacotes. Sempre vejo qtos dias quero ficar em cada cidade e fecho com uma agência aéreo + hotel. Não conheço o Chile, deve ser muito legal, mas Paris é Paris... Europa é sempre meu destino preferido. Se vc morar aqui no Rio, indico a Casa Aliança no Centro do Rio (fala com a Marcella, que é quem sempre faz minhas cotações).
Bjss
Cy



                  

2015 - Cynthia Storck - Todos os direitos reservados. Layout por Mari Bombonato