TIRADENTES, PARTE 2

Uma vez em Tiradentes esqueça o tempo e ande sem pressa, se perdendo pelas ruelas e becos dessa cidade linda. Além das atrações tem-que-ver, deixo aqui algumas dicas para você aproveitar bem Tiradentes, assim como eu aproveitei (e já sinto vontade de voltar).
Siga pela rua da matriz (onde eu fiquei hospedada na Pousada do Ó), até a Igreja Matriz de Santo Antonio. Escute as histórias dos guias dentro da Igreja, você irá se surpreender. Escolha uma das igrejas e faça uma oração em qualquer uma. Mas faça.
Entre nas lojinhas de artesanato (Rua Min. Gabriel Passos, rua Resende da Costa e no Largo das Forras) e compre lembrancinhas (as galinhas d'angola são sucesso por lá!). Eu adorei a Empório Maria Monteiro (no Largo do Ó), a Nhá Chica e a Brasileirinho (do lado da minha pousada) com artesanato do Brasil todo (mas, um pouco caro).

Visite um antiquário, há vários espalhados pela cidade, mas o da subida da rua da Matriz me conquistou (Galeria Nossa Senhora do Rosário).


Visite um ateliê de artista local. Eu me encantei com o ateliê-casa do Sérgio Ramos (rua Padre Toledo) que me recebeu com carinho e simpatia. As obras são lindas, lúdicas. Eu me encantei com todas, mas uma em especial, ganhou meu coração: "Todos os Santos". Levei. Porque a verdade é que a arte é te escolhe, e não o contrário.

Ainda sobre as pessoas lendárias de Tiradentes... Visite o seu Chico Doceiro (rua Francisco Pereira Morais) pela manhã, veja ele com a mão na massa fazendo o doce em seu tacho e compre canudinhos de doce de leite com a sua esposa Dona Conceição. 
Se perca nos doces, coma tudo sem culpa. Experimente a queijadinha do Rocambole e o bolinho do dia no Café Doce Diferença. Entre em uma loja Flor de Lótus para garantir seus potes de doce de leite, goiabada cascão... (todos na rua Min. Gabriel Passos). 

Para almoçar mais em conta, experimentei um quilo de fogão a lenha - delicioso - com cadeiras na praça da Igreja do Rosário, em frente a antiga cadeia (Museu Sant'Ana). Também recomendo o Bar do Celso no Largo das Forras (mini tutu com lombo, torresmo, linguiça e couve por R$20,00!). 

Ainda sobre comidas gostosas e imperdíveis, em Bichinho vá sem dúvida ao Tempero da Angela (falarei em outro post, aguarde!).

À noite, o que não faltam são opções, dos bares e botecos do Largo das Forras, até os estrelados. Minha escolha foi o famoso Tragaluz (rua Direita), que tem a sobremesa mais pedida: goiabada frita na manteiga com crosta de castanha de caju, recheada com catupiry  e uma bola de sorvete de goiaba. É, gente...

O mexicano Casa Azul Bistrô (rua da Cadeia) me encheu os olhos, mas não fui... Os restaurantes Estalagem do Sabor (rua Min. Gabriel Passos), Theatro da Villa (rua Padre Toledo), Atrás da Matriz (rua Santíssima Trindade) são bem recomendados (se forem, me contem).

E por fim, faça o passeio de Maria Fumaça até São João De Rei. Dê seu jeito e visite Bichinho (eu fui de carona com um casal de BH que conheci lá, bjs Flavia e Vianey!). E assista ao pôr do sol do alto da Capela São Francisco de Paula. É de arrepiar...


Look: Vestido Farm, rasteiras Arezzo, chapéu comprado em Niterói (na FIAN); óculos Ray-Ban


                  

2015 - Cynthia Storck - Todos os direitos reservados. Layout por Mari Bombonato