Ontem, no primeiro dia de Niterói em Moda (vem gente!), a Valeria Delgado do Senai Moda Design ministrou uma palestra sobre “A Moda e Indústria Criativa nos séculos XX e XXI”. A moda como um reflexo cultural, sociológico e artístico de todos os movimentos que aconteceram no Rio de Janeiro e no mundo, principalmente dos anos 50 aos dias de hoje, e que envolveram toda a indústria criativa.
Ao falar sobre os principais acontecimentos de cada década até os dias de hoje, Valéria contou que a moda precisa levar sempre em consideração os fatos relevantes do momento. É importante buscar na nossa história algo que inspire a criação de produtos originais e inovadores. “Niterói, por exemplo, é uma cidade linda, nunca podemos esquecer nossas raízes, temos uma moda realmente bonita”, afirmou.
Valeria começou apresentando a moda nos anos 50, era pós-guerra, onde estava dividida entre a alta costura e o prêt-à-porter, tendo como principais influências o cinema com suas musas ingênua, mas extremamente sensuais, como Brigitte Bardot e Marilyn Monroe. O clássico filme “Juventude Transviada”, de Nicholas Ray e estrelado por James Dean, e a música dessa época, em especial o rock, deram uma forte contribuição à mudança dos comportamentos de toda uma geração, o que reflete em um novo modo de vestir e encarar o mundo.
Já nos anos 60, a rua passa a ser a grande influência. A estilista Mary Quant reinterpreta uma nova moda em suas minissaias. Dos EUA chegam os movimentos contra a guerra do Vietnã, o estilo hippie clamando por paz e amor e os editoriais de moda tentam traduzir viagens ao espaço, já que foi no ano de 1969 que Neil Armstrong pisou na lua. Da Inglaterra, os Beatles mudaram a cara do rock n'roll no mundo, e também deixaram sua contribuição para a moda.
Nos anos 80, o minimalismo com suas formas puras e cores neutras marcam presença na cena fashion em contraponto com todo o exagero e a exuberância. Os anos 90 trazem os avanços tecnológicos e a internet e a moda se propaga rapidamente. Nos anos 2000, o atentado às torres gêmeas do WTC fez com que as vitrines das grifes refletissem o “luto” através de decoração sóbria e cores fortes (vermelho, preto) e frias (lilás, azul). Em 2001, em uma tentativa de trazer de volta a alegria à moda, a grife Louis Vuitton cria uma bolsa com seu clássico monograma em mais de 35 cores.
Na era da globalização, a moda surge em um resgate ao que é regional e o esporte aparece como uma tendência forte na moda. A influência do esporte na moda aparece nas criações de estilistas de grifes como Givenchy, Alexander Wang, Jean Paul Gaultier, Issey Miyake, Sonia Rykiel, Vitor & Rolf, Stella McCartney, entre outros. Nesses tempos de Olimpíadas e Copa do Mundo, o Brasil precisa aproveitar a oportunidade para mostrar ao mundo seus produtos, genuinamente, brasileiros.
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